Estreia portuguesa de All Static & Noise

A estreia em Portugal do premiado filme All Static & Noise, apresentado com o apoio da Safeguard Defenders, ocorreu no dia 8 de outubro de 2025 no Cinema City Alvalade, em Lisboa, Portugal. O trailer do filme está disponível aqui.

Com todos os lugares esgotados, a exibição contou com uma audiência excepcionalmente numerosa, multinacional e intergeracional, desde estudantes a reformados.

O filme, apresentado com legendas em português e inglês, documenta a situação difícil do povo uigur em Xinjiang, bem como a repressão transnacional do governo chinês aos uigures no estrangeiro. Ele acompanha histórias individuais que ligam detenções em massa e perseguição na terra natal com assédio contínuo no exílio, mostrando como os sobreviventes escapam, processam o trauma, preservam a cultura e constroem solidariedade.

Mihrigul Mosa e Masude Ayup, familiares do protagonista principal do filme, Abduweli Ayup, assistiram à exibição e ao debate que se seguiu. O seu testemunho direto sobre parentes desaparecidos e falecidos, os riscos de retaliação que continuam a enfrentar fora da China e o custo pessoal de se manifestarem, uma vez que os seus entes queridos permanecem sob o controlo do governo chinês na China, trouxe uma dimensão especialmente imediata e humana à noite.

O painel contou também com a participação de Laura Harth, da Safeguard Defenders, que ofereceu perspetivas especializadas sobre a repressão transnacional e as respostas políticas a nível da UE e dos EUA.

A sessão de perguntas e respostas prolongou-se bastante, apesar do cinema lotado e do tempo quente, pois o envolvimento do público permaneceu intenso, gerando discussões sobre políticas, influência chinesa na Europa e em Portugal, trabalho forçado e responsabilidade das marcas, e vias práticas para o envolvimento cívico local.

Quatro estudantes de cinema de origem chinesa da Universidade Lusófona estiveram presentes e o painel de discussão abordou as motivações e os desafios de filmar sob vigilância rigorosa, e como um filme como All Static & Noise pode alcançar o público dentro da China ou que vive sob censura rigorosa.

Image
ASN

 

Por último, mas não menos importante, as discussões centraram-se no que as pessoas em Portugal podem fazer, levando a um debate aprofundado sobre como envolver os políticos locais nesta questão, bem como quais as marcas a evitar e como fazer compras de forma mais consciente para não sermos cúmplices.

Um participante descreveu a exibição como «uma homenagem poderosa que os comoveu através do testemunho autêntico dos protagonistas e um painel de discussão frutífero que explorou como as pessoas em Portugal podem envolver-se com a questão e fazer compras de forma mais consciente para evitar a cumplicidade com o trabalho forçado».

Sobre All Static & Noise
Image
All static & noise poster

Jewher, uma adolescente uigur da China com pouco conhecimento de inglês, chega aos EUA depois de ser violentamente separada do pai no aeroporto de Pequim, quando ele é detido. Abduweli, um linguista e poeta, preso e torturado por ensinar a língua uigur a crianças de 6 anos, segue para Istambul após a sua libertação. Os testemunhos e ações dos sobreviventes da rede de «campos de reeducação» da China e das suas famílias, na Turquia, Cazaquistão, Europa e Estados Unidos, conferem a All Static & Noise uma urgência que expõe a brutalidade em massa da opressão patrocinada pelo Estado no oeste da China. Juntas, estas vozes destacam o dilema moral entre arriscar a segurança das famílias no país natal ao falar abertamente e a necessidade de expor as atrocidades na esperança de que a consciência global traga mudanças. Com cada voz, aproximamo-nos de um dos desastres de direitos humanos mais graves do nosso tempo. All Static & Noise homenageia aqueles que estão dispostos a falar e coloca questões difíceis que são imperativas na nossa economia global interligada do século XXI.

O realizador David Novack e a produtora Janice Englehart reúnem colaboradores de todo o mundo num filme, nascido da tragédia e impregnado de um inspirador sentimento de esperança, que nos lembra que, nos momentos mais sombrios, o espírito humano brilha mais intensamente na companhia dos outros.

Para saber mais, incluindo as datas das próximas exibições, consulte o site.